sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O eixo - a arte de questionar


É inacreditável como nos questionamos diariamente. Sobre tudo! Relações, trabalho, vida, situações, escolhas e, claro, sobre nós mesmos. Tenho tido a impressão que a vida é uma sucessão de questionamentos. Um dos mais presentes em mim (apesar de clichê) é o dualismo SER x ESTAR. O que sou, muitas vezes é abafado por como estou.
Procurar o centro, encontrar o eixo, enfatizar a essência. Tudo é tão mais difícil nos dias de tristeza, de angústia ou de cansaço extremo. Isso talvez porque estamos em constante processo de auto-conhecimento. A cada dia descubro um pouco mais sobre mim. Que bom! Monótona seria a idéia de saber tudo, de não ter nada a aprender ou para se surpreender.
Mas o que mais me inquieta é essa depreciação do momento. Ao pensar, agir ou, simplesmente, estar de uma forma diferente, a primeira reação das pessoas é dizer: “O que aconteceu? Você não é assim!” É como uma condenação pela escolha. “Sim, não sou assim, mas quero estar assim!” O que fizeram com a liberdade? Tenho a impressão que a esconderam debaixo de teorias e modelos pré-determinados.

Sou complexo, paradoxal, inquieto, hiperbólico, insaciável. E quero estar assim! Ou não!

Sou o que Clarice disse: "Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."

O que sou sempre me regerá. Mas meus momentos também compõem meu todo!!


Hasta
Vide Alex...

3 comentários:

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Viver e querer ser assim é uma escolha pessoal e cada um é responsável por suas escolhas.
Seu bolg é maravilhoso parabéns e sucesso. Abraços Heudes

Alex... disse...

Obrigado Heudes...Tento passar um pouco do que sinto. Se isso leva a reflexao, fico feliz por ser a minha verdade...
Abracos

Alex... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.